A gigante de tecnologia, Google LLC, está desenvolvendo um projeto que dá o poder a qualquer site de excluir o acesso do usuário ao site, ao analisar se o dispositivo tem ou não um programa em seu navegador, o Web Environment Integrity. Isso deverá ser um componente de todo navegador, caso contrário qualquer site que deseje discriminar o navegador ou dispositivo, excluirá o poder de acesso do usuário.
Os problemas nascem do fato que esse aparato identifica navegador, sistema operacional, extensões do navegador, além de exigir um certificado do navegador que o site escolhe se aceitará. Os problemas, por tanto, são, além de discriminação pelo sistema, navegador e extensões do usuário, o tornando refém desse aparato, isso implica em menos concorrência no mercado de sistemas operacionais e navegadores, além dos sites poderem usar esses dados para analisar fatos e criar perfis de dados do usuário, além de excluir a possibilidade do usuário de usar extensões que o protegem de agentes e sites maliciosos.
Resumo: a Google por meio de um programa em seu navegador, o Web Environment Integrity, e por meio de seus sites, pode excluir acesso de qualquer dispositivo, navegador e configuração, minando a concorrência de sistemas operacionais e navegadores. Além disso, esse programa pode permitir sites de analisar e criar um perfil do usuário, dificultando sua privacidade, e impossibilitando ao excluir navegadores com extensões de proteção de privacidade.