Introdução ao KDE Plasma
Introdução para novatos ao ambiente de trabalho KDE Plasma 5.27.
- O que é o KDE Plasma? Como posso usá-lo?
- Painéis
- Bugigangas recomendadas
- Papeis de Parede & Plugins
- Lista de tarefas para contribuintes deste livro
O que é o KDE Plasma? Como posso usá-lo?
O que é
KDE Plasma é, em termos leigos, uma interface de código aberto personalizável, potente, versátil e de relativo fácil uso. Porém dado sua ampla magnitude de possibilidades, pode se tornar um tanto complicado de usá-lo. Por isso uma wikia sobre seu uso.
Como posso usá-lo?
Ele roda em sistemas GNU/Linux e BSDs, com exceção de alguns raros, como o ChromeOS. Como o GNU/Linux é o sistema mais populoso que tem ele, posso recomendar esses sistemas Linux com ele:
Debian. O sistema Linux universal. Recomenda-se instalar Flatpak nele. Ensinado (em inglês) em no sítio oficial do Flatpak. Debian lança uma nova versão a cada 2 anos. A última foi em 2023.
Fedora . Um sistema de novidades frequêntes, atualiza uma vez a cada 6 meses.
RegataOS. Um sistema brasileiro que dá seu cuidado com o KDE Plasma, lançando uma versão por ano.
Você então precisaria instalar um desses sistemas, que está além do escopo deste livro. Uma rápida pesquisa deve ensinar como.
Imagem do KDE Plasma no RegataOS.
Painéis
Tudo no KDE são widgets, uma palavra inglesa para "bugiganga". Os painéis são uma dessas budigangas. O Windows chama painéis de Barra de Tarefas, que no KDE é só um componente dos painéis.
Eis um painel centralizado no KDE Plasma, cheio de programas atrelados à ele.
Ao clicar com o clique secundário do mouse sobre a área de trabalho, a penúltima opção, a mais abaixo, se chama "Adicionar painel". Caso você queira uma interface parecida com o Ubuntu ou MacOS, é recomendado que se crie um painel vazio no topo.
Ao clicar com o clique secundário do mouse sobre um painel, a última opção, "Entrar no modo de edição", permite que você ajuste o painel.
Daí você pode alterar o tamanho dele, adicionar widgets, adicionar um elemento que ocupa todo o espaço disponível do painel (essas barras brancas na imagem.), arrastar a parte "arraste para mover" para mover o painel, e ter mais opções, como mostrado mais abaixo.
Nessa tela você pode remover o painel (e tudo nele! cuidado!). Escolher para onde ele vai se apoiar (esquerda, centro, direita, ou cima e baixo se estiver na vertical.)
Opacidade dita se o papel de parede se torna visível através do painel, Com adaptativo, ele vai ficar transparente quando não tiver um programa em tela cheia.
A visibilidade também pode ser alterada, com Ocultar automaticamente ocupando menos espaço em monitores pequenos, mas precisando passar o mouse por perto para poder ser visto.
Um painel flutuante se arredonda e não se prende somente ao fundo da tela, ficando um tanto afável aos olhos. Porém na versão 5.27, em tela cheia, o painel volta ao normal e ocupa mais espaço do que deveria. Isso não será um problema na versão 6.+. Se estiver na versão 5.27, precisará encontrar o equilíbrio do tamanho do painel flutuante.
Você também pode escolher o tamanho máximo e mínimo do painel, arrastando as setinhas do lado dele:
Também no modo de edição, você pode arrastar os widgets do painel para qualquer lugar na área de trabalho, ou para outro painel.
Por fim, ao clicar com o botão secundário sobre o menu (no meu caso, a bolinha redonda), aparece a opção "Mostrar alternativas". Ela mostra outros menus que você pode usar.
Bugigangas recomendadas
Você pode baixar widgets clicar com o clique secundário do mouse e clicar em "adicionar widgets". Aparecerá uma lista de bugigangas que já vem com o KDE Plasma, algumas interessantes delas sendo:
Calculadora - Você pode pôr no painel e ter um acesso rápido a uma calculadora simples.
Nota Adesiva - Para lembretes na área de trabalho
Quadro multimídia - Para pôr fotos de amados
Seletor de cores - Para artistas que querem ter uma paleta independente de programa
Temporizador - Um contador regressivo para regular seu tempo
Tirinha - Um mostrador de tirinhas diárias, como Hulbert, SMBC, XKCD, Sarah's Scribes, entre outros.\
Você também pode baixar bugigangas ao clicar em "Baixar novos widgets"
Tenha paciência pois os servidores podem da r um erro irrelevante, mas persistente, é só clicar em "x" ou "Ok", talvez repetidas vezes.
Alguns recomendados de lá:
Ditto Menu - Menu simples, um tanto estilo Tablet
Menu em Ladrilhos - Menu estilo Windows 10
OnzeMenu - Menu estilo Windows 11
Overview - Mostrador de visão geral
Inline Battery - um mostrador bonito de percentual de bateria
Papeis de Parede & Plugins
Papéis de parede no KDE Plasma podem ser poderosos, encorporando animações, trocas cronometradas, borrão ao desfocar, e há uma opção de baixar papeis de parede.
[Em progresso]
Lista de tarefas para contribuintes deste livro
Por enquanto, o plano é:
- Explicação simples do que é o KDE Plasma
- Guia de painéis
- Recomendar e ensinar a instalar widgets
- Papéis de parede e seus plugins
- Configuração de temas
- Efeitos de acessibilidade da área de trabalho
- Discover
- Kvantum & pling.com